Encadernação Artística

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Manuscritos Arabe on-line

Manuscritos Wellcome árabe on-line
A coleção de manuscritos árabes da Biblioteca Wellcome (Londres) compreende cerca de 1000 livros manuscritos e fragmentos relacionados com a história da medicina.  
Pela primeira vez este site permite que uma proporção substancial desta coleção para ser consultado on-line através de imagens de alta qualidade digital.

Isso tem sido possível graças a uma parceria pioneira entre as Bibliotheca Alexandrina, Biblioteca Wellcome, e King College de Londres, com financiamento do programa de estudos JISC islâmico.

Estes manuscritos são parte da coleção da Biblioteca da Ásia Wellcome, que compreende cerca de 12.000 manuscritos e livros impressos 4.000 em 43 línguas diferentes. As participações islâmica incluem manuscritos árabes e persas e livros impressos, e uma pequena coleção de manuscritos e livros otomano turco. O núcleo dessas coleções se relaciona com a grande herança da medicina clássica, preservada, ampliada e comentada em todo o mundo islâmico, que se estende do sul da Espanha para o Sul e Sudeste da Ásia.
Textos contém a história da Medicina, como os estudos de  Avicena (980-1037) e de outros autores dos século VIII ao XX.
A meta deste projeto é digitalizar 75 mil manuscritos em alta resolução.

Nenhum comentário: