Encadernação Artística

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Um caso de amor, lógico.


A Biblioteca Britânica em Londres é o lar de 14 milhões de livros, suas prateleiras se estendem  ao longo 600 km, uma distância entre Fpolis e Concórdia. 
É uma nave extraordinária de idéias e  conhecimentos, a Biblioteca, é o testemunho de um caso de amor, o amor que temos, incondicional, o nosso objeto do desejo, o livro.
 Sua coleção esta em parte disponível em seu sítio.
A jóia da corôa é uma Bíblia do século IV - O CODEX SINAITICUS, é considerada a mais antiga Bíblia do mundo. Estrita por volta de 350 dC, é uma visão única sobre os primeiros cristãos e seus esforços na tentativa de unificar o texto bíblico e torná-lo acessível.
O texto esta escrito em grego, disposto em colunas, a tinta empregada é uma amálgama de ouro com lápis- lázuli, o suporte é o pergamínho.
Veja a beleza do manuscrito no link. Não fique envergonhado se algumas lágrimas teimosas te queimarem a cara, a Arte vence a morte.

Um comentário:

Patrícia disse...

Vi o vídeo e estranhei o fato de que o manuseio do codex foi feito por alguém sem luvas. Será que este cuidado não é necessário por ser pergaminho?