Encadernação Artística

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Manual de Encadernação - em francês

Manual para encadernação e pequenos reparos dos livros do acervo permanente.

As páginas deste Manual são o resultado do trabalho realizado ao longo de vários anos, pela a oficina de restauro do BCU por Ghislaine Baehler.

As informações aqui contidas  descrevem as intervenções que não exigem formação especializada na área da restauração, da conservação e é cuidadosamente fundamentado em bibliografias antigas e contemporâneas. 
A proposta da autora tem como objetivo os  livros antigos e modernos que não necessitem de uma restauração complexa. Para os casos onde a encadernação  original foi perdida ou inutilizada, Ghislaine Baehler propõe  vários tipos de costuras alternativas. A autora deste manual nos dá várias dicas: limpeza e recuperação do papel, dicas e truques, livros de referência, e os endereços dos fornecedores na França.
O texto original esta em francês porem contém ilustrações passo a passo o que confere uma riqueza ímpar.
Testei em livros antigos de medicina e odontologia, livros aparentemente sem importância editados na França na primeira metade do século XIX,  encadernados com lombada em couro, forrados com papel marmorizado. O resultado  me deixou muito contente. A reintegração da lombada a hidratação do couro, o reparo das guardas e das quinas ficaram preciosos.

Em quanto o calor é sufocante lá fora, me abstenho completamente, destilo litros de suor, porém é um refrigério ler este manual e praticar. Posso esquecer dos pesadelos, do último pelo menos tão vivo quanto uma  jaca rosa.

Saiba mais clic no link

Nenhum comentário: