Nos dias de verão, a incidência dos raios ultravioleta é mais intensa; é o resultado do furo da camada de ozônio no hemisfério sul. Mesmo com o tempo nublado os fotogramas reagem rapidamente 10 minutos em média.
Li no sitio alternativephotography.com uma lista infindável de fórmulas e toda sorte de receitas p/ acentuar os tons de azul do cianótipo. Alguns recomendam, chá, café e principalmente oxalato. Todavia não encontrei oxalato na minha despensa, só me restou optar pelo vinagre de álcool a 4% . O resultado desta solução é um azul intenso, ciano, que não permite uma definição dos cortes da imagem. Procurei não empregar tanto vinagre nos dois últimos fotogramas e o resultado me deixou mais contente. Os papéis de aquarela proporcionam uma imagem com melhor qualidade, não é necessário impermeabilizá-los com albumina, somente lavar em água desmineralizada na temperatura 60 graus C e deixar secar. São caros uso com parcimonia, os papéis ordinários de gramatura 180, oferecem um resultado que não chega a ser medíocre e custa menos.
Compreender o espírito do sal exige paciência e longas horas de leitura, longas horas vagando no cyberspace sem saber onde irei chegar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário