Encadernação Artística

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

O espírito do sal


Nos  dias de verão, a incidência dos raios  ultravioleta é mais intensa; é o resultado do furo da camada de ozônio no hemisfério sul. Mesmo com o tempo nublado os fotogramas reagem  rapidamente 10 minutos em média. 

Li no sitio alternativephotography.com uma lista infindável de fórmulas e toda sorte de receitas p/ acentuar os tons de azul do cianótipo. Alguns recomendam, chá, café e  principalmente oxalato. Todavia não encontrei oxalato na minha despensa, só me restou  optar  pelo vinagre de álcool a 4% . O resultado desta solução é um azul intenso, ciano, que não permite uma definição dos cortes da imagem. Procurei não empregar tanto vinagre nos dois últimos fotogramas e o resultado me deixou mais contente. Os papéis de aquarela proporcionam uma imagem com melhor qualidade, não é necessário impermeabilizá-los com albumina, somente lavar em água desmineralizada na temperatura 60 graus C e deixar secar. São  caros uso com parcimonia, os papéis ordinários de gramatura 180, oferecem um  resultado que não chega a ser medíocre e custa menos. 

Compreender o espírito do sal exige paciência e longas horas de leitura, longas horas vagando no cyberspace  sem saber onde irei chegar.

Nenhum comentário: