Encadernação Artística

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Últimas oficinas


Estão abertas as inscrições para as últimas Oficinas de Encadernação e Marmorização de Papel. Em julho encerro este ciclo de oficinas, a partir de agosto o foco será o acondicionamento da obra em papel de Martinho de Haro, seleção e restauração de 20 desenhos inéditos que serão expostos no Museu Victor Meirelles, se a greve do IPHAN terminar antes. Rezo p/ que termine logo.


Local

Biblioteca Pública do Estado de SC
R. Ten. Silveira – 343 Centro – Florianópolis – SC

Cronograma das Oficinas

Horário : dás 8 :30 às 12 :00 horas dás 13 :30 às 17 :30 horas todas as quartas, quintas e sextas – feiras dos meses de junho e julho

Investimento

R$ 120,00 (cento e vinte reais)

Desconto: Para Estudantes: 50%
Número de vagas 05

Programa

Encadernação Básica 



Treinamento dividido em módulos: 

- Encadernação de Fascículos: costura e acabamentos. Encadernação de Folhas Soltas: teses, monografias, situação geral, modos de acabamento. Livros de Capas Soltas: troca de capas, recostura, conservação, limpeza mecânica, higienização, reconhecimento de 
problemas: encaminhamento ao laboratório de restauro, conservação, isolamento ou pequenos reparos. 




Curso de marmorização de papel


O que é: A marmorização é a técnica de decoração de papéis mais difundida no mundo. Sua origem remonta a um passado remotíssimo. Praticada pelos chineses desde o séc. VII ac difundida na europa pelos arabes . Empregada na origem como suporte para a caligrafia, a poesia e a correspondência. A marmorização de papel continua sendo utilizada tanto na encadernação de livros - nas folhas de guarda e nos cortes (superior, inferior e lateral) – também é empregada na decoração, de caixas, papéis de carta, ... etc.



Certificado emitido pela Fundação Catarinense de Cultura.

Apoio : Oficinas de Artes da Fundação Catarinense de Cultura.
Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina
Ministrante: Kézia Lenderly
Informações: infolio@hotamail.com
Infolioartedolivro.blogspot.com

Um comentário:

Carla disse...

Olá Kézia,
Desde que nos conhecemos, por ocasião do curso de restauração que fiz no MIS, com o prof. Jefferson, estou aguardando ansiosa o início do teu curso. Mas fiquei na dúvida... Falas que são todas 4ªs, 5ªs e 6ªs de junho e julho... Então já começou o curso? Tomara que não, pois quero muito participar.
Um abraço,
Carlinha.