sábado, 27 de novembro de 2010

Carlos Humberto Correa

Faleceu no final da tarde de quarta-feira, na capital boliviana La Paz, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, professor Carlos Humberto Corrêa. Natural de Florianópolis, tinha 69 anos e deixa uma obra fundamental para a historiografia do Estado, da qual foi um dos pesquisadores fundamentais nas últimas quatro décadas. 

Ainda não há informações sobre a chegada do corpo do historiador ao país. Até o final da tarde de quinta-feira, não havia confirmação de quando seria realizado o traslado. O presidente do estava no país vizinho representando o IHGSC. Segundo as informações iniciais, participou de uma solenidade na qual tomou posse como membro sócio-correspondente da Academia Boliviana de História no Estado de Santa Catarina. Depois de voltar ao hotel, teria saido para percorrer as imediações a pé. Estava na rua quando sofreu infarto fulminante. 

Com vários livros publicados, Carlos Humberto Corrêa era também membro da Academia Catarinense de Letras (ACL). Foi empossado na cadeira número 17, no dia 2 de dezembro de 1982, sucedendo dois fundamentais historiadores catarinenses: José Boiteux, e o amigo e mentor Oswaldo Rodrigues Cabral. 

Carlos Humberto Corrêa - foto Guilherme Ternes
 Fonte Diário Catarinense.

Nenhum comentário: