Encadernação Artística

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A Estrutura de Um Livro Antigo

 Encontrei em espanhol um texto muito interessante sobre a história do livro antigo e como reconhece-lo. A complexidade dos detalhes sumamente caprichosos, me levaram a pensar  em traduzir o texto, porém o tempo é exíguo. 
Faz um bom tempo que ando em círculos na dúvida de traduzir ou não fazê-lo.
 O espanhol não é tão simples quanto parece há muitos falsos cognatos, e algumas trampas  também.
O link é da Associação Mexicana de Bibliotecas com Fundos Antigos http://www.ambifa.org há programas oferecendo cursos e bolsas de trabalho.

A presença do  livro na cultura Mexicana é anterior a presença espanhola, conheça os codex pré colombianos ricos em detalhes e são raríssimos, pois a maioria foi queimada nos Autos da Inquisição.
 Boa Leitura! Visite o México!

3 comentários:

Patrícia disse...

Oi Kézia,fui sua aluna de encadernação no Museu da Escola e venho acompanhando seu blog com interesse e atenção. Aproveito para deixar o link com imagens de belos papéis marmorizados. Abraços e bons ventos.
http://bibliodyssey.blogspot.com/2010/11/marbled-paper-designs.html
Patrícia Grumiche Silva

Kézia Tokelau disse...

obrigada Patrícia!! Viver é compartilhar!!!

Manunamoral disse...

Boas entradas, um Ano Novo em grande estilo. Feliz aniversário, bom carnaval e uma Páscoa maravilhosa. Um ótimo 05 de maio, dia do scrapbokking. Um maravilhoso dia as mães. Goza bem o São João, o Santo António, dia dos pais e os restantes dos feriados. Há e excelente férias… Pronto, já está tudo desejado....

Pra vc e pra toda a sua familia.

hauhauahuahuaha

Sumemo.

Bjotas sonoras.