Manual para encadernação e pequenos reparos dos livros do acervo permanente.
As páginas deste Manual são o resultado do trabalho realizado ao longo de vários anos, pela a oficina de restauro do BCU por Ghislaine Baehler.
As informações aqui contidas descrevem as intervenções que não exigem formação especializada na área da restauração, da conservação e é cuidadosamente fundamentado em bibliografias antigas e contemporâneas.
A proposta da autora tem como objetivo os livros antigos e modernos que não necessitem de uma restauração complexa. Para os casos onde a encadernação original foi perdida ou inutilizada, Ghislaine Baehler propõe vários tipos de costuras alternativas. A autora deste manual nos dá várias dicas: limpeza e recuperação do papel, dicas e truques, livros de referência, e os endereços dos fornecedores na França.
O texto original esta em francês porem contém ilustrações passo a passo o que confere uma riqueza ímpar.
Testei em livros antigos de medicina e odontologia, livros aparentemente sem importância editados na França na primeira metade do século XIX, encadernados com lombada em couro, forrados com papel marmorizado. O resultado me deixou muito contente. A reintegração da lombada a hidratação do couro, o reparo das guardas e das quinas ficaram preciosos.
Em quanto o calor é sufocante lá fora, me abstenho completamente, destilo litros de suor, porém é um refrigério ler este manual e praticar. Posso esquecer dos pesadelos, do último pelo menos tão vivo quanto uma jaca rosa.
Saiba mais clic no link
Nenhum comentário:
Postar um comentário