Livro que estou lendo.
O Códex Calixtinus, também conhecido como "Liber Sancti Iacobi" foi escrito em diversas épocas de forma independente. Esta composto por cinco seções ou Livros:
Livro I - é o mais extenso, trata das homilias e fragmentos referentes a Liturgia do Apóstulo trata dos aspectos espirituais e práticos da Perigrinação e forma o nucleo do "Liber".
Livro II - coleção de 22 milagres ocorridos em varias regiões da Europa graças a intersecção do Apóstolo Santiago.
Livro III - é o texto mais curto relata o traslado do corpo de Santiago desde da Terra Santa até sua chegada na Galícia, relata os costumes dos primeiros peregrinos que recolhiam as conchas marinhas da costa galega.
Livro IV - conhecido como "Pseudo Turpin" foi atribuído ao Arcebispo de Reims na realidade foi escrito por um anônimo do século XII . Este texto relata que Santiago apareceu em sonho a Carlos Magno e o incitou a libertar sua tumba do infiel mulsumano, também indicou o caminho a seguir, um caminho de estrelas.
Livro V - É o mais famoso de todos, existem dois volumes um que se encontra na Igreja de Santiago em Compostela e uma cópia na biblioteca da Antuérpia. Antuérpia, cidade que foi espanhola, considerada a cidade dos diamantes, dos mapas e também é o ponto de partida para quem puder fazer a peregrinação.
É o mais fascinante guia de viagem que li, uma vez que viajar não é preciso e viver custa caro. Este guia do Peregrino nos transporta para os feitos dos peregrinos do século XII . Existem inúmeras publicações em espanhol e em francês disponíveis na rede. Recomendo esta leitura que é puro deleite.
A primeira compilação deste guia medieval foi feita por Aymeric Picaud, clerigo de Poitou, sob o papado de Calixto II em 1.139 desde então o Liber Sancti vem circulando.
Quero fazer o caminho como recomenda o guia, no momento lê-lo é um refrigério para minhalma torpe.
onde ler:
http://pagesperso-orange.fr/ultreia/codex5.htm
http://libro.uca.edu/sjc/sjc.htm
http://tell.fll.purdue.edu/RLA-Archive/1994/French-html/Gerson,Paula.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário